COMUNICADO À IMPRENSA

Contacto:
João Pedro de Magalhães
Telefone: unavailable online
Telemóvel: not available online
Fax: unavailable online
http://jp.senescence.info/contact.php
http://www.senescence.info

Cientista Português Prevê que em Breve a Humanidade Terá de Escolher Entre a Destruição e o Paraíso

Porto - 16/12/03 - Um cientista português sugere na edição de Fevereiro 2004 da revista Futures que em breve a Humanidade chegará a um ponto onde se decidirá entre uma ascensão ao paraíso e a auto-destruição. João Pedro de Magalhães, que trabalha na Universidade de Namur na Bélgica, considera que a humanidade chegará ainda este século a um dilema, a que chama o Dilema de Alice, no qual se decidirá se a condição humana vai evoluir para um novo estado onde se controlem doenças, guerras e outras falhas humanas ou se nos vamos auto-destruir.

O matemático Charles Dodgson, mais conhecido pelo pseudónimo Lewis Carroll, utilizou o espelho pelo qual Alice entrava no país das maravilhas como metáfora para as suas teorias sobre o aconteceria no centro, na singularidade, dos buracos negros. Ainda hoje não se sabe se a singularidade pode ser uma ponte para outras dimensões, como Lewis Carroll fantasiava nas aventuras de Alice, ou se é uma simples fonte de destruição. O cientista Português argumenta no artigo “Alice’s Dilemma” que em breve a humanidade enfrentará outro tipo de singularidade, uma singularidade derivada de um progresso tecnológico colossal. O resultado do aumento do conhecimento científico em áreas como a genética, a inteligência artificial ou a nanotecnologia será uma explosão no conhecimento que mudará a humanidade. No entanto, além dos benefícios como a possibilidade de curar todas as doenças ou acabar com o envelhecimento, a tecnologia também liberta armas com cada vez maior capacidade de destruição. Em breve o conhecimento será a única necessidade para produzir armas de destruição maciça. Devido à mente ao mesmo tempo destruidora e criativa do ser humano, o dilema que a humanidade enfrentará, o Dilema de Alice, é se a singularidade tecnológica será uma ponte para o país das maravilhas ou se significará o fim da humanidade.

Ainda na primeira metade deste século, de acordo com os últimos cálculos, teremos computadores mais inteligentes do que nós e em breve teremos a capacidade de desenharmos a espécie humana. Nas próximas décadas, argumenta o cientista Português, chegaremos a um curto espaço de tempo onde a humanidade mudará mais do que nos últimos 100,000 anos. Será como um ponto, uma singularidade na aventura humana no universo, que decidirá se vamos evoluir genetica- e ciberneticamente para uma nova espécie humana capaz de acabar com as limitações naturais e conquistar as estrelas, ou se nos vamos destruir.

João Pedro de Magalhães é microbiólogo originário do Porto a trabalhar em biologia do envelhecimento na Universidade de Namur na Bélgica.

Para mais informações: http://jp.senescence.info
Para obter o artigo “Alice´s Dilemma” (Futures, volume 36, Fevereiro de 2004, páginas 85-89):
http://www.sciencedirect.com/science/journal/00163287
Contacto: http://jp.senescence.info/contact.php
Telefone: unavailable online

# # #


Thank you for visiting my website. Please feel free to contact me if you have any questions, ideas, comments or suggestions.

Copyright © 2003 by João Pedro de Magalhães. All rights reserved.