COMUNICADO À IMPRENSA

Contacto:
João Pedro de Magalhães
Harvard Medical School, Dept. of Genetics
77 Avenue Louis Pasteur, Room 238
Boston, MA 02115, USA
Telefone: unavailable online
Fax: unavailable online
http://jp.senescence.info/contact.php
http://genomics.senescence.info

Cientista Português Desenvolve a Primeira Rede Genética do Envelhecimento Humano

Boston, USA - 29/07/04 - Um cientista português desenvolveu a primeira rede genética do envelhecimento humano, um passo importante para compreender os factores genéticos do envelhecimento. O trabalho feito por João Pedro de Magalhães, da Universidade de Harvard nos Estados Unidos, é publicado na edição de 30 de Julho da revista FEBS Letters.

O trabalho baseou-se na integração de todos os genes, quer de modelos animais quer de seres humanos, previamente relacionados com o envelhecimento. Utilizando tanto informação bibliográfica como métodos automáticos de bioinformática, desenvolvidos por ele próprio, cada gene foi colocado no contexto de biologia humana. A possível importância de cada gene no envelhecimento humano foi calculada através de uma mistura de análise manual e computadorizada. Para organizar e catalogar a informação relativa aos mais de 200 genes seleccionados, foi criada a primeira base de dados de genes ligados ao envelhecimento humano: GenAge, parte da colecção Human Ageing Genomic Resources também do mesmo autor. Graças à colaboração de muitos outros cientistas, a Human Ageing Genomic Resources tornou-se em poucos meses o principal recurso na Internet para investigação no envelhecimento, tendo sido recentemente mencionada na revista Nature Reviews Genetics (volume 5, número 5, p. 330) e SAGE KE (volume de 2004, número 30, nf69), o site da revista Science dedicado ao envelhecimento.

Com a colaboração de investigadores da Universidade de Namur na Bélgica, João Pedro de Magalhães analisou ainda redes de genes mais específicas previamente ligadas ao envelhecimento, nomeadamente, o impacto do sistema neuroendócrino e mecanismos de reparação de DNA no envelhecimento. Apesar de estarem longe de estar completos, estes modelos computacionais podem ser úteis na descoberta de novos genes de interesse. Aliás, vários genes cruciais nos modelos de rede de genes foram identificados através de programas especializados. Através da análise de interacções entre proteínas e métodos computacionais, vários genes que ainda não tinham sido relacionados com o envelhecimento humano foram seleccionados. Uma descoberta intrigante foi a aparente correlação entre a genética do envelhecimento e a genética do desenvolvimento: o envelhecimento pode ser o resultado indirecto do programa que regula o desenvolvimento. Ao contrário de outras teorias do envelhecimento que argumentam ser o acumular de danos a causa do envelhecimento, este cientista português sugere que o envelhecimento deriva do desvanecer dos mecanismos genéticos do desenvolvimento.

A base de dados GenAge estará em constante desenvolvimento pois certamente vários genes ligados ao envelhecimento são ainda desconhecidos. No entanto, este trabalho oferece uma visão global do conhecimento actual da genética do envelhecimento e é um importante passo para compreender as causas genéticas do envelhecimento humano.

João Pedro de Magalhães é microbiólogo originário do Porto a trabalhar em biologia do envelhecimento no Departamento de Genética da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard nos Estados Unidos.

Para mais informações: http://genomics.senescence.info
Para obter o artigo “GenAge: a genomic and proteomic network map of human ageing” (FEBS Letters, volume 571, issue 1-3, pages 243-247):
http://www.sciencedirect.com/science/journal/00145793
O Human Ageing Genomic Resources na Nature Reviews Genetics:
http://www.nature.com/cgi-taf/DynaPage.taf?file=/nrg/journal/v5/n5/full/nrg1362_fs.html
O Human Ageing Genomic Resources na SAGE KE:
http://sageke.sciencemag.org/cgi/content/full/2004/30/nf69
Contacto: http://jp.senescence.info/contact.php
Telefone: unavailable online

# # #


Thank you for visiting my website. Please feel free to contact me if you have any questions, ideas, comments or suggestions.

Copyright © 2004 by João Pedro de Magalhães. All rights reserved.